Antonín Dvorák (1841-1904) - Danças Eslavas Op. 46 e opus 72 - A Integral das Danças para piano a quatro mãos
Música Clássica

Antonín Dvorák (1841-1904) - Danças Eslavas Op. 46 e opus 72 - A Integral das Danças para piano a quatro mãos


Há alguns dias postei As Danças Eslavas de Dvorak para orquestra. Dessa vez, elas surgirão numa versão muito boa para piano a quatro mãos. Segue o texto extraído do encarte do CD, texto este escrito por Amaral Vieira: "As 21 Danças Húngaras compostas por Johannes Brahms para piano e a quatro mãos entre 1852 e 1869 foram um dos maiores sucessos editoriais de toda a carreira do grande compositor alemão. Ao tomar conhecimento das obras do compositor checo Antonin Dvorák (1841-1904), Brahms, muito entusiasmado, recomendou o jovem compositor ao editor Simrock, e este sugeriu ao músico a criação de uma obra de fácil assimilação como as Danças Húngaras. Dvorák escreveu uma coletânea de oito Danças Eslavas para o piano a quatro mãos, inspirando-se em danças típicas checas, conhecidas como furiant, susedska e skona, e que estão presentes em várias outras obras do compositor. As Danças Eslavas opus 46, publicadas por Simrock, tornaram-se em pouco tempo muito populares e Dvorak imediatamente orquestrou a coleção. Oito anos mais tardes, Simrock encomendou ao compositor checo uma nova série de Danças Eslavas, mas o músico mostrou-se relutante em aceitar a tarefa, afirmando ser "diabolicamente díficil compor duas vezes a mesma coisa", mas acabou por fim cedendo ao convite. É importante ressaltar que entre as duas coletâneas, Dvorák escreveu algumas de suas mais importantes obras, como o Sexteto para cordas opus 48, o Trio opus 65, as Sinfonias no. 6 e 7 e o notável oratório St. Ludmila. A segunda série de Danças Eslavas utiliza como fonte de inspiração danças próprias de outros países eslavos, como a Polônia, Sérvia e Eslováquia. Na realidade, Dvorák não utilizou temas previamente existentes, mas criou, de modo genial, magníficas melodias que contêm as características mais marcantes da música folclórica daquelas regiões. Também esta segunda coletânea foi instrumentada mais tarde pelo próprio autor. As Danças Eslavas devem sua propularidade à força comunicativa de seus temas, à clareza e objetividade das idéias musicais apresentadas e à densidade do conteúdo expressivo, que tornam as duas séries importantes produções no vasto catálogo de obras do compositor checo". Uma boa audição e apreciação!

Antonín Dvorák (1841-1904) - Danças Eslavas Op. 46 e opus 72 - A Integral das Danças para piano a quatro mãos

Danças Eslavas, Op. 46 [35:44]
01. Nr. 1 em C maior - Presto
02. Nr. 2 em E minor - Allegretto scherzando - Allegro vivo
03. Nr. 3 em A flat maior - Poco allegro
04. Nr. 4 em F maior - Tempo di minuetto
05. Nr. 5 em A maior - Allegro vivace
06. Nr. 6 em D maior - Allegro scherzando
07. Nr. 7 em C menor - Allegro assai
08. Nr. 8 em G menor - Presto

Danças Eslavas, Op. 72 [33:11]
09. Nr. 9 em B maior - Molto vivace
10. Nr. 10 em E menor - Allegretto grazioso
11. Nr. 11 em F maior - Allegro
12. Nr. 12 em D flat maior - Allegretto grazioso
13. Nr. 13 em D flat maior - Poco adagio - Vivace
14. Nr. 14 em B flat maior - Moderato, qusi menuetto
15. Nr. 15 C maior - Presto
16. Nr. em flat maior - Lento grazioso, quasi tempo di valse

Tempo Total: 69:02

Peter Toperczer, piano
Marian Lapsansky, piano

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