Johannes Brahms (1833-1897) - A German Requiem, Op. 45 e Anton Bruckner (1824-1896) - Te Deum for soloists
Música Clássica

Johannes Brahms (1833-1897) - A German Requiem, Op. 45 e Anton Bruckner (1824-1896) - Te Deum for soloists


O Réquiem de Brahms é uma das experiências musicais mais densas que conheço. O Réquiem de Fauré, quiçá, também emule essa mesma impressão poderosa. Segundo informações históricas, Brahms, que era um homem que gostava da solidão, escreveu o trabalho por causa morte de sua mãe. Acredito que ele tenha sido exato. Perder a mãe, aquela que nos trouxe ao mundo, que nos abrigou e alimentou em seu seio, deve ser uma das piores dores da vida. E o Réquiem escrito por ele exala justamente essa fragrância agoniada, cética, de perda, de despedida, de ausência; mas, lá no fundo, noto uma centelha de esperança, a luminosidade bruxuleante de um consolo eterno. Esta gravação com o Karajan não é das melhores. A outra obra de grandiosidade e de estrutura faústica é o poderoso Te Deum, de Bruckner. Vigésimo sétimo disco em homenagem ao Natal. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

DISCO 01

Johannes Brahms (1833-1897) -

A German Requiem, Op. 45
01. Sind, die da Leid_tragen
02. Denn alles Fleisch, es ist wie Gras
03. Herr, lehre doch mich
04. Wie lieblich sind Deine Wohnungen
05. Ihr habt nun Traurigkeit

DISCO 02

01. Denn wir haben hie keine bleibende Statt
02. Selig sind die Toten

Barbara Hendricks, soprano
José van Dam, barítono

Anton Bruckner (1824-1896) - 
 
Te Deum for soloists
03. Te deum
04. Te ergo
05. Aeterna fac
06. Salvum fac
07. In te, Domine, speravi

Gosta Winbergh, tenor
Alexander Malta, baixo

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Wiener Philharmoniker
Wiener Singverein
Herbert von Karajan, regente

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Este é um réquiem "assombrado". Explico "o assombrado". Impossível ouvi-lo e não ficar com uma impressão de que se está sendo visitado por todas as dores do cosmos. Do alto de sua monumentalidade, resta-nos a agonia, a angústia e dor lancinante...



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