Kodaly - Suite Hary Janos
Música Clássica

Kodaly - Suite Hary Janos


  SUITE ORQUESTRAL  



Zoltán Kodály
Kecskemét, 16 de Dezembro de 1882 - Budapeste, 6 de Março de 1967

Kodály foi um compositor, musicólogo, educador, pedagogo, linguista e filósofo da Hungria. Foi um dos mais destacados músicos húngaros de todos os tempos. O seu estilo musical atravessou de num estádio inicial por uma fase pós-romântica vienense e evoluiu para um período de mistura de folclore e de complexas harmonias, num estilo partilhado com Béla Bartók. Estudou em Galánta, cidade a que dedicou as suas conhecidas Danças, e em Nagyszombat. Depois, em Budapeste, foi aluno na Academia de Música Franz Liszt.


Kodály compôs durante toda a sua vida. Chegou a recolher mais de 100.000 canções, peças, trechos e melodias populares húngaras, as quais aplicava nas suas composições com singular perfeição técnica. Todos estes seus trabalhos são de grande originalidade de forma e conteúdo. Misturas de grande interesse da maestria ocidental da tradição e da composição clássica, romântica, impressionista e modernista com o profundo conhecimento e respeito pelas tradições folclóricas húngaras, eslovacas, búlgaras, albanesas e de outros países do leste europeu.

Obras Principais
Operas
    - Háry János, Op. 15 (1926)
    - Székelyfonó (The Spinning Room) (1924?1932)

Orchestral
    - Summer Evening (1906, revised 1929)
    - Háry János Suite(1926)
    - Dances of Marosszék (1930)
    - Dances of Galánta (1933)
    - Variations on a Hungarian Folksong (The Peacock) (1939)
    - Concerto for Orchestra (1939?1940)
    - Symphony (1930s?1961)


Outras Obras
http://en.wikipedia.org/wiki/Zolt%C3%A1n_Kod%C3%A1ly

História desta Suite

Háry János é uma suite baseada na "ópera húngara popular" (isto é, uma peça de teatro falado com canções, por Zoltán Kodály, para um libreto do húngaro Béla Paulini (1881-1945) e Zsolt Harsányi, com base em o épico em quadrinhos "The Veteran (Az Obsitos)" por János Garay. A primeira apresentação foi no Royal Opera House em Budapeste, 1926.

A história é de um Hussar veterano do exército austríaco, na primeira metade do século 19 que fica numa taberna entretendo seus ouvintes com contos fantásticos de heroísmo. Suas supostas façanhas incluem ganhar o coração da imperatriz Maria Luísa, esposa de Napoleão, e depois, sozinho, derrotar Napoleão e seus exércitos. No entanto, ele finalmente renuncia todas as riquezas, a fim de voltar para sua aldeia com sua namorada.



Esta suite conta com o concurso de um instrumento húngaro, o Cimbalom, que é um instrumento de cordas marteladas: um tipo de cordofone composto por uma caixa grande, trapezoidal com cordas de metal que se estendem em seu topo. É um instrumento musical popularizado na Hungria e comumente encontrados em todo o grupo de nações e culturas do centro-leste europeu que compunham a Áustria-Hungria (1867-1918), ou seja, Bielorussia, Hungria, Romênia, Moldávia, Ucrânia, Polónia, República Checa e Eslováquia.

O címbalom é uma cítara tocada com martelos. É um tipo de cordofone composto de uma mesa grande e trapezoidal com cordas de metal esticadas através de seu topo.
 




Cimbalom



Ha?ry Ja?nos Suite, Opus 15
Orchestra of the University of North Texas
Regente: David Itkin
Cimbalom: Christopher Deane

                            I. Prelude: The Fairy Tale Begins
                            II. Viennese Musical Clock
                            III. Song
                            IV. The Battle and Defeat of Napoleon
                            V. Intermezzo
                            VI. Entrance of the Emperor and His Court

26 min 09 seg
https://www.youtube.com/watch?v=NiFD8tSm3VI







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