Sinfonia Fantástica - Berlioz
Música Clássica

Sinfonia Fantástica - Berlioz




 "Episódios da Vida de um Artista"         
Segundo Berlioz


Louis Hector Berlioz
Côte - Saint-André, 7 de fevereiro de 1803 ? Paris, 8 de março de 1869

Berlioz foi um compositor do Romantismo Francês, conhecido por esta Sinfonia Fantástica (1830), pela sua Missa de Requiem (1837), por sua sinfonia concertante Haroldo na Itália e por sua ópera Danação de Fausto.

Foi educado em casa com a ajuda de seu pai e cresceu com os ensinamentos baseados em Rousseu. Seu pai era médico e o jovem Hector foi enviado a Paris para estudar medicina, como o pai. Berlioz, insatisfeito com a escola de medicina, desistiu do curso para estudar música, contra a vontade de seu pai.

O jovem então, entrou para o conservatório de Paris, para estudar composição. Desde cedo, o compositor identificou-se com o movimento romântico francês. Entre outros, eram amigos dele os escritores Alexandre Dumas, Victor Hugo e Honoré de Balzac.



Esta sinfonia tem seus movimentos descritos pelo próprio Berlioz como apresentado, na sua folha de programa de 1832 a seguir:

1o Movimento: Sonhos e Paixões

"O Berlioz parte do contexto que um jovem músico sofre da doença mental que um escritor célebre chamou a "vaga das paixões", vê pela primeira vez uma mulher que reúne todas as características do ser ideal que a sua imaginação havia formado e dela fica perdidamente apaixonado. Devido a uma originalidade inexplicável a imagem querida apenas se apresenta ao artista sobre forma musical na qual ele encontra um certo carácter apaixonado mas nobre e tímido tal como o sentimento que nutre pela sua bem-amada"

2o Movimento: O Baile

A segunda parte da Sinfonia Fantástica é intitulada o "Baile". Trata-se de uma composição na compasso de valsa.
"O Artista é colocado nas mais diversas circunstâncias de vida, no meio do tumulto de uma festa na calma contemplação das belezas da natureza; mas em qualquer lugar, na cidade, nos campos a imagem da bem-amada persiste e não deixa de perturbar a sua alma."

3o Movimento: Scène aux champs

"Encontrando-se uma noite no campo ouve ao longe dois pastores que cantam. Este duo pastoral, o local, o ligeiro rumor dos ramos docemente agitados pelo vento, algumas razões de esperança que construiu recentemente tudo contribui para tornar o coração do nosso jovem mais calmo e dar uma cor mais alegre às suas ideias. Reflecte então sobre a sua solidão. Espera não estar só por muito mais tempo ... Mas e se ela o engana ? Esta mistura de esperança e de receio, as ideias de felicidade perturbadas por alguns pressentimentos sombrios formam o tema deste Adagio. No fim um dos pastores retoma o canto. O outro já não lhe responde ... Ruído ao longe do trovão ... Solidão ... Silêncio ...."
Este Adagio é claramente inspirado da Sexta Sinfonia de Beethoven igualmente passada "no campo".

4o Movimento: Marche au Suplice

"Tendo adquirido a certeza que não somente que aquela que ele adora não corresponde ao seu amor mas que ainda por cima é incapaz de o compreender e como se isso não fosse suficiente é indigna do seu amor o artista resolve envenenar-se com ópio. Porém a dose é demasiado fraca para lhe dar a morte ao invés fazendo-o mergulhar num sono acompanhado de visões horríveis. Sonha que matou a mulher que ama e que é condenado e conduzido ao cadafalso assistindo à sua própria execução. O cortejo avança ao som de uma marcha às vezes sombria e cruel outras vezes brilhante e solene e na qual aos ruídos surdos de passos graves sucedem-se sem transição passos fortíssimos. No fim da marcha os quatro primeiros compassos que representam a ideia fixa reaparecem como um derradeiro pensamento de amor interrompido pelo golpe fatal".



5o Movimento:

"O Arstista vê-se no sabbat, no meio de um conjunto horrível de sombras, feiticeiros, monstros de todas as espécies reunidos para o seu enterro. Ruídos estranhos, gemidos, gargalhadas, gritos longínquos aos quais outros gritos parecem responder. A melodia amada reaparece mas perdeu o seu caracter de nobreza e timidez; não é agora mais do que uma dança ignóbil, trivial e grotesca: É Ela que vem ao Sabbat ... Grande aclamação de alegria à sua chegada ... Ela junta-se à orgia diabólica ... Paródia burlesca do Dies Irae, ronda do Sabbat. A Ronda do Sabbat e o Dies Irae misturados"




Para ouvir a música clique no Link (Linha azul) abaixo

Sinfonia Fantástica Opus 14
Orchestre National de France
Regente: Leonard Bernstein

Slideshow Youtube em 7 partes
55 min 03 seg

http://www.youtube.com/watch?v=vjri6MyXKRI&list=PLCACE92C035C01C96



 

Fonte: Wikipedia



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