Música Clássica
Bach - Sexto Concerto de Brandenburgo
Com este concerto chegamos ao fim desta série. Este concerto tem obviamente três andamentos sendo caracterizado pela ausência de violino, o que é pouco habitual.
Os três andamentos seguem a estrutura que já conhecemos (eu sei que estou a repetir, mas a minha esperança é que isto funcione como as tabuadas ... estou a falar meio a sério, meio a brincar claro). Temos assim um primeiro andamento Allegro, um segundo Adagio ma non troppo e o terceiro de novo Allegro.
Escolhemos para ilustrar este concerto de novo a Orquestra Barroca de Friburgo porque vamos aproveitar a ocasião para explicar um detalhe que por vezes confunde os menos habituados a ouvir música clássica. Vejam um pouco do video e façam pausa.
Como disse não há violinos ... diz-se nas partituras de "due Viole da Braccio, due Viole da Gamba, Violoncello, Violone e Cembalo". Os dois músicos que estão de pé estão a tocar Viola (na prática é um violino um pouco maior e logo com um som um pouco mais grave). Porque se trata de música barroca e na altura havia outro tipo de viola Bach especifica "Viole da Braccio" ou de Braço por oposição a Viole da Gamba - Literalmente Viola de Perna (desculpem a liberdade na tradução) - que estão a ser tocadas pelos dois músicos do lado direito. Ao fundo o violoncelo e o "Violone" - confesso que este ultimo não tenho a certeza de que se trata.
Como veêm este agrupamento respeita integralmente as especificações de Bach quanto à formação da orquestra.
loading...
-
L´ Estro Armonico (vivaldi)
Embora já tivéssemos abordado esta obra aqui na verdade foi na altura um mero apontamento sem grande explicação da importância da obra. Esta obra, a terceira obra publicada de Vivaldi (Op. 3) é considerada uma das mais relevantes publicações...
-
Brahms - Duplo Concerto Para Violino, Violoncelo E Orquestra Em Lá Menor (op. 102)
Este concerto foi composto em 1887 tendo sido a ultima obra para orquestra de Brahms. Esta é mais uma obra que demonstra que Brahms não foi assim tão conservador como se pensa. Na verdade à época em que Brahms escreveu este concerto existiam muito...
-
Violoncelo : Um Som Profundamente Humano
Não vamos fazer neste post uma história detalhada do instrumento. Basta referir que este evoluiu a partir da "viola da braccio" (viola de braços se quisermos traduzir literalmente) que era na prática um violino maior com um braço maior com um som...
-
Marin Marais (1656-1728) - Piéces De Viole Du Second Livre, 1701 Etc
Marin Marais foi um importante compositor francês. Dizem aqueles que gostam de fomentar quimeras que Marais era um virtuose da viola da gamba. O sujeito aprendeu tão rápido o instrumento que em seis meses sobrepujou o mestre. História curiosa essa....
-
Marin Marais - Suitte D'un Goût Etranger
Machado de Assis no livro Dom Casmurro tem uma frase que servirá de chiste para a ocasião. Diz ele mais ou menos assim a certa altura da obra: "Todo eu estou mitológico, caro leitor". Quero parafraseá-lo e afirmar: "Esta noite estou barroco, caro...
Música Clássica