Música Clássica
Beethoven - Sinfonia nº 7 em Lá maior (op. 92) - Segunda parte
Como dissemos no primeiro post a Sinfonia nº7 em Lá Maior Op. 92 foi estreada em Viena em 8 de Dezembro de 1813 sendo dedicada ao conde Moritz von Fries.
Curiosamente como muitas das sinfonias de Beethoven também esta está ligada à história de Napoleão dado que a referida estreia foi um concerto de beneficência para os soldados austríacos feridos na batalha de Hanau.
Esta sinfonia é composta de quatro andamentos. Como acontece nas sinfonias 1, 2 e 4 o primeiro andamento (Vivace) é iniciado com uma introdução onde segundo Berlioz a melodia, as modulações e a orquestração disputam-se sucessivamente a atenção. O andamento propriamente dito é caracterizado por um tema fortemente ritmado (que aliás segundo o mesmo Berlioz teria valido a Beethoven várias criticas amargas, ainda hoje alguns acusando-o de ser demasiado "naif"). Vejam uma parte deste andamento com o maestro Fritz Reiner aqui
.O segundo andamento (allegreto) é o mais "
consensual" nesta obra sendo considerado umas das obras primas do compositor como já referimos. Este andamento também é como o primeiro fortemente marcado por um ritmo. Berlioz gostaria que acreditássemos que Beethoven cria que esta fosse uma dança de camponeses. George Grove no seu livro Beethoven e as nove sinfonias discorda. Wagner chama a toda esta sinfonia "a apoteose da dança" precisamente por causa do seu aspecto fortemente ritmado. Oiçam aqui Vladimir Ashkenazy
aqui interpretando este segundo andamento.
O terceiro andamento (presto) é constituído por um Scherzo e um trio e também aqui existe uma forte figura rítmica presente ao longo de todo o andamento. Para este terceiro andamento escolhi o maestro de que vos falei quando introduzi esta sinfonia, Carlos Kleiber que podem ouvir aqui.
O quarto andamento (Allegro con brio) não é menos rico ritmicamente que os anteriores andamentos. Entre a tensão provocada pelas mudanças de tonalidade e a coda que é absolutamente fantástica estamos com Berlioz quando ele afirma que Beethoven não fazia música para os olhos ... referindo-se ele ao facto das técnicas empregues não serem utilizadas para ficarem bem nas partituras ou na análise mas sim para despertarem as emoções dos ouvintes ... E que despertam, despertam ! Oiçam Karl Bohm neste andamento final
aqui .
Finalmente para aqueles que se perguntam o que faz um maestro vejam este vídeo de um maestro consagrado com uma orquestra de estudantes de Leicester ... com a sétima de Beethoven. Vejam aqui para terem a ideia do que é o trabalho de um maestro. Claro que com músicos profissionais os "problemas" são outros, mas dá-vos uma ideia ...
loading...
-
Beethoven - Sinfonia Nº 9 Op. 125 Em Ré Menor - Segundo Andamento
Tinhamos na segunda-feira visto o primeiro andamento aqui . Hoje vamos falar um pouco do segundo andamento. Este segundo andamento é um Scherzo com um tema semelhante ao primeiro andamento. Trata-se de um andamento fortemente ritmado. Tanto quanto se...
-
Beethoven - 8ª Sinfonia Op. 93 Em Fá Maior
Tal como a 4ª sinfonia a 8ª também sofre do problema de ter sido composta entre duas obras de tal forma marcantes que face a estas parece uma obra menor. Na realidade não poderíamos estar mais longe da verdade. A 8ª sinfonia de Beethoven é ela...
-
Beethoven - Sinfonia Nº 5 Op. 67 Em Dó Menor (segunda Parte)
A quinta sinfonia estreada a 22 de Dezembro de 1808 é composta de quatro andamentos. A descrição que se segue (como aliás das restantes sinfonias de Beethoven) é uma mistura dos meus sentimentos pessoais com as opiniões de Berlioz e de Groove (que...
-
Beethoven - Sinfonia Nº 2, Op. 36 Em Ré Maior
A segunda sinfonia de Beethoven foi escrita entre 1801 e 1802 e foi a ultima composição do que se convencionou chamar o primeiro período. Este período termina como dissemos no texto em que falamos da primeira sinfonia, com o reconhecimento por Beethoven...
-
Beethoven - Sinfonia Nº1
Esta primeira sinfonia foi escrita no que os musicólogos chamam o primeiro período de Beethoven. Porém foi também composta no dealbar de um novo século e estrada nos primeiros meses do século XIX. Esta obra marca também o fim do ciclo de Beethoven...
Música Clássica