Música Clássica
Guilhermina Suggia (1885 - 1950) - Terceira Parte
Esta é a terceira parte da nossa história. Leia
aqui a primeira parte e
aqui a segunda parte.
Nem Guilhermina Suggia nem Pablo Casals se referiram posteriormente ao período no qual estiveram juntos em paris na Vila Monitor entre 1907 e 1913. Muitos documentos perderam-se outros foram deliberadamente destruídos pelo que é dificil fazer uma ideia do que foram esses anos baseado em factos e documentos.
Sabe-se que durante esse período Casals continuou nos palcos embora nunca se afastando muito de Paris. Os registos dos concertos de Suggia estão perdidos. Sabe-se ainda que pelo menos uma vez em 1908 viajaram juntos para São Petersburgo onde ambos actuaram. é também conhecido e documentado que a sua casa servia na altura como ponto de encontro de músicos e intelectuais. Entre os visitantes frequentes encontramos pianistas como Bauer e violinistas como Kreisler, Enesco ou Ysaÿe.
Do resto, das razões que levaram à separação podemos apenas especular. Casals disse mais tarde que esse período foi ?o episódio mais cruelmente infeliz da minha vida? certamente um exagero ou talvez a dor dessa relação não ter sido possível. Na verdade tanto Casals como Suggia eram pessoas com uma forte personalidade que recusavam submeter-se a qualquer domínio do outro.
Suggia tinha começado como aluna de Casals e era mais nova do que este, as suas carreiras estavam em pontos bem diferentes. Casals era um artista de projecção mundial, Suggia estava nesse standard apenas a começar. A ambição de ambos era dificilmente conciliável mesmo que tocassem instrumentos diferentes mas sendo concorrentes directos e possivelmente os dois melhores violoncelistas do tempo era quase que óbvio que a ruptura um dia aconteceria.
Não se conhece ao certo a razão da separação embora seja muitas vezes especulado que a causa essencial foi o ciúme de Casals alimentado pelos "flirt" eventualmente propositados de Suggia, que não seriam mais do que tentativas de afirmação. A estas infidelidades terá sido adicionado o ciúme na carreira nomeadamente quando Emmanuel Moór dedicou o seu duplo concerto a ambos mas reservando o primeiro violoncelo a Suggia. Dizia-se que em sucessivos acessos de ciúme Casals escondia os violinos de Guilhermina.
Em todo o caso o que é definitivamente seguro é que em 1913 o casal separa-se e Guilhermina depois de uma breve estadia em casa da irmã em Brive-La-Gaillarde viaja para Londres onde inicia uma nova etapa da sua vida de que trataremos na próxima parte.
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