Música Clássica
Gymnopédies de Erik Satie
Injustamente proclama-se que começou aqui a música de elevador. Injusto porque embora seja verdade que Satie compôs obras que ele considerava como "musica de ambiente" estas peças não faziam parte desse conjunto.
Injusto numa dimensão oposta para outros compositores que já antes haviam composto obras para funcionarem com música ambiental (uma delas aliás está na nossa Lista das 100 obras de Música Clássica - Taffelmusik de Telemann).
Compostas e editadas em 1888 - a primeira e a terceira já que aparentemente a terceira apenas foi editada cerca de sete anos mais tarde - estas obras não tendo para mim a dimensão emocional das Gnossiennes de que falaremos de seguida não deixam de ser obras notáveis e muito mais do que simples música ambiente sem desprimor para esta ultima porque em doses reduzidas também há espaço para ela no Mundo ...
Estas obras foram orquestradas por Debussy quase imediatamente de forma que é possível que conheçam também a versão orquestral (a primeira e terceira já que Debussy considerava a segunda inadequada para esse fim).
Quanto ao nome destas peças embora se tenham tentado encontrar várias explicações o mais provável é Satie ter escolhido o nome apenas pelo seu toque de exotismo. Na altura da edição as partituras incluíam um poema do seu amigo, companheiro e poeta Contamine de Latour em que este termo é utilizado. Porém não é claro se o poema precedeu a composição ou vice-versa.
Tendo em conta o carácter de Satie e o seu gosto pela sonoridade das palavras inclinamo-nos para uma explicação simplesmente "fonética". Estas peças pela simplicidade que demonstram foram na verdade uma verdadeira revolução na escrita para piano solo. As Gnossiennes de que falaremos de seguida exploram e expandem estas ideias.
Gymnopédie nº 1 - Interpretação de Aldo CiccoliniGymnopédie nº2 - Interpretação de Maria AloupiGymnopédie nº 3 - Interpretação de Aldo Ciccolini
loading...
-
Mozart (1756-1791) - Sonatas Para Piano
Mozart escreveu 18 sonatas para piano entre o ano de 1774 (então com 18 anos) e 1789 (dois anos antes da sua morte). Obviamente obras escritas num intervalo de tempo tão dilatado, que cobriram quase a totalidade da sua existência mais do que características comuns...
-
Brahms - Sonatas Para Clarinete
Depois das sonatas para Violoncelo hoje vamos falar muito brevemente das sonatas para Clarinete de Brahms. Estas duas obras fazem parte do Op. 120 e foram escritas depois de Brahms se ter retirado oficialmente. Estava sem ideias e sem vontade de compor....
-
Mozart - Mais Uma Obra De Piano Solo E Uma Explicação
Hoje vamos continuar com as obras de Mozart para piano solo. Desta vez vamos falar da outra peça que Mozart escreveu numa tonalidade menor no caso Dó. Esta peça é a K.457 também em três andamentos: I. Molto allegro II. Adagio III. Allegro assai...
-
Erik Satie (1866-1925) - Piano Works
Já escutei este disco umas quatro vezes. Amo a música de Erik Satie. O compositor francês foi um vanguardista em absoluto, um modernista a anunciar o século XX. Sua influência a nomes como Ravel e Debussy foi grandiosa e foi, em definitivo, alguém...
-
Erik Satie (1866-1925) - 3 Gymnopedies & Other Piano Works
Estamos, aqui, diante de um compositor de beleza delicada, quase estática. Satie foi um revolucionário. Exerceu grande influência entre os jovens compositores do início do século XX. Aqui temos um dos conjuntos mais famosos e marcantes da música...
Música Clássica