Música Clássica
Lalo - Sinfonia Espanhola
Édouard Lalo (1823-1892) está longe de ser um dos mais conhecidos compositores franceses. No entanto esta sua obra continua a ser uma das mais interpretadas do reportório clássico tendo tido uma grande influência na evolução da música pelo seu carácter inovador que aliás seduziu Tchaikovsky ao ponto de lhe ter inspirado o seu concerto para Violino.
É curioso - passados tantos anos - ler o que Tchaikovsky escreve à sua mecenas Nadejda von Meck:
"Esta obra foi recentemente estreada por aquele violinista muito moderno Sarasate. É para violino solo e Orquestra e consiste em cinco andamentos independentes baseados em temas da música popular espanhola. A obra deu-me muito prazer. É tão fresca e leve e contem ritmos picantes, ritmos e melodias que são harmonizadas belissimamente. Lalo é muito cuidadoso ao evitar tudo o que é rotineiro e procura sempre novas formas sem tentar ser profundo mais preocupado com a beleza musical que com o que é tradicional"
Não me parece que exista muito mais que se possa acrescentar ao comentário de Tchaikovsky em termos de elogio. A obra efectivamente foi escrita para o violinista espanhol Pablo Sarrasate composta em 1874 e estreada no ano seguinte em Paris a 7 de Fevereiro. Apesar do nome "Sinfonia" é na verdade mais um concerto do que uma sinfonia. Relativamente a esta questão da forma o mais simples é ouvirmos o próprio Lalo que nos diz : "O nome reflecte o meu conceito - Um violino cantando por cima da rígida forma de uma sinfonia".
O primeiro andamento "Allegro non troppo" é desenvolvido na forma sonata e abre com um tema claramente espanhol cantado pela orquestra apoós o que o Violino expõe o tema principal em tercinas. O segundo tema é também introduzido pelo violino solo. Propomos este andamento numa interpretação de Leonid Kogan.
O segundo andamento "Scherzando: Allegro molto2 é uma valsa espanhola, rápida e cheia de "salero". Propomos para este andamento uma interpretação de David Oistrakh.
O terceiro andamento "Intermezzo: Allegro non troppo" foi infelzimente durante muitos anos suprimido por alguns maestros e violinistas. Na verdade esta foi a forma que Lalo encontrou para sair da forma normal de uma sinfonia, introduzindo um andamento - também rápido - antes do verdadeiro andamento lento. E é uma pena porque o tema lirico é uma das pérolas desta sinfonia. Escolhemos uma interpretação de Henryk Szeryng.
O quarto andamento "Andante" caracteriza-se por uma introdução sombria - aliás o tom do andamento de uma forma geral é bastante soturno criando um ambiente melancólico e introspectivo de uma profundidade notável. Escolhemos uma interpretação de Itzahk Perlman para a sua ilustração.
Por fim o o quinto andamento "Rondo: Allegro" voltamos aos temas leves e alegres; um rondo em ritmo de Saltarello. Escolhemos Joshua Bell para nos mostrar esta ultima parte da obra.
loading...
-
Tchaikovsky - Concerto Para Violino (op. 35) - Terceiro Andamento
O conjunto de posts sobre este concerto começa com este post em que descrevemos o concerto no seu conjunto. Neste outro post falamos sobre o primeiro andamento em maior detalhe e neste falamos do segundo andamento. O terceiro andamento é tocado sem...
-
Tchaikovsky - Concerto Para Violino (op. 35) - Primeiro Andamento
A análise deste concerto é em grande parte análise baseada num programa da BBC 3 que podem e devem ouvir aqui. Como referimos no nosso primeiro post sobre este concerto estamos a falar de uma obra de 1878. O primeiro andamento é um Allegro Moderato....
-
Brahms - Concerto Para Violino E Orquestra Op. 77 Em Ré Maior
Esta obra de Brahms Op.77 foi composta em 1877/1878 para o seu grande amigo e grande violinista Joseph Joachim a quem a composição foi dedicada. Não foi um processo fácil e apesar de ter tido em Joachim um grande consultor (que efectuou ou propôs...
-
Beethoven - Sonata Para Piano "appassionata"
Esta sonata (Opus 57) em Fá menor foi composta em 1804-1805 sendo na altura da sua composição e estreia (1807) uma autêntica revolução na composição para piano. Na verdade esta peça levava os instrumentos da época de Beethoven aos limites (alguns...
-
De Volta A Mozart - Sinfonia Praga - K 504
Depois das recomendações de ontem hoje voltamos a Mozart. E voltamos para falar das suas sinfonias. Neste tipo de obras há duas composições que me agradam particularmente. A Sinfonia K. 504 também chamada "Praga" dado que embora tenha sido estreada...
Música Clássica