Mendelssohn - Concerto para violino (Op. 64)
Música Clássica

Mendelssohn - Concerto para violino (Op. 64)


Desculpem-me mas não resisto a fazer campanha por este concerto, o primeiro dos grandes concertos românticos.

Embora este concerto pareça bastante tradicional na forma sendo composto por três andamentos na sequência rápido-lento-rápido na verdade é profundamente inovador numa série de detalhes que viriam a ser utilizados em muitos dos concertos de violino da época romântica.

O concerto estava pensado desde 1838 mas apenas foi concluído em 1844/1845 uns meros três anos antes da sua morte. Como já vos disse Mendelssohn é provavelmente um dos génios musicais mais sub-apreciados da história da música. Talvez porque a sua vida não tenha tido especiais dificuldades, a sua família era abastada, talvez porque era sobredotado (e não só na música onde inclusivamente era mais precoce do que o próprio Mozart), Mendelssohn nunca sentiu dificuldades existenciais: tudo para ele sempre parecia simples ...

Bem voltando ao concerto este foi estreado a 13 de Março de 1845 em Leipzig pelo violinista Ferdinand David, ilustre violinista e amigo do compositor e para quem efectivamente o concerto foi escrito.

1º Andamento (Allegro molto appassionato) : Este andamento começa praticamente com a primeira novidade introduzida por Mendelssohn. Enquanto na tradição clássica havia uma introdução orquestral no caso deste concerto começa-se quase de imediato com o solista. A segunda caracteristica deste concerto que na época foi bastante original diz respeito à cadenza que foi explicitamente escrita por Mendelssohn e colocada de forma bastante original. A terceira originalidade está relacionada com o facto do segundo andamento ser tocado sem paragem (como aliás vai acontecer do segundo para o terceiro). Oiçam aqui (primeira parte) e aqui (segunda parte).

2º Andamento (Andante) : Este andamento tem uma das minhas melodias preferidas. Dir-se-ia que literalmente o violino está a cantar. Oiçam aqui a interpretação deste andamento.

3º Andamento (Allegretto non troppo ? Allegro molto vivace) : Se no segundo andamento era a melodia neste terceiro andamento é todo o ambiente feérico (não nos admiraria muito se um elfo saísse do meio da orquestra) até ao fecho num crescendo de orquestra frenético. Oiçam aqui este andamento.

O conjunto dos três andamentos são normalmente interpretados em cerca de meia-hora mas é das meias-horas musicalmente mais intensas que conheço. Não se esqueçam de votar neste concerto, ele merece !



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