Música Clássica
Tchaikovsky - Piano Concerto nº 1 (Op. 23) em Si Bemol Menor
Juntamente com o concerto para violino esta é uma das obras mais conhecidas e interpretadas de Tchaikovsky. Foi composto entre 1874?75 e tal como o concerto para Violino de que falámos
aqui foi uma obra inicialmente bastante mal recebida pelos mentores de Tchaikovsky.
Na verdade quando Tchaikovsky interpretou o seu concerto em Janeiro de 1875 para recolher a opinião de Nikolai Rubinstein and Nikolai Hubert, Tchaikovsky tencionava dedicar o concerto a Rubinstein, um dos pianistas de maior reputação do seu tempo este teceu criticas durissimas ao concerto julgando-o não só intocável como também mal composto e banal. Face a estas criticas recomendou ainda uma série de modificações que felizmente Tchaikovsky recusou introduzir.
Obviamente o compositor ficou muito magoado com as observações alterando a sua intenção e dedicando o concerto a Hans von Bullow o maestro e pianista alemão de que já falamos por exemplo
nesta nossa lista de melhores maestros.
O concerto foi estreado a 25 de Outubro de 1875 em Boston com Hans von Bullow ao piano e Benjamin Johnson Lang dirigindo a orquestra. Alguns anos mais tarde Nikolai Rubinstein viria a interpretar este concerto (1878 - Moscovo) o que obviamente deixaria Tchaikovsky muito feliz e de novo em paz com Rubinstein ao ponto de lhe vir a dedicar o seu segundo concerto para piano.
Este concerto em Si Bemol Menor é uma obra que do ponto de vista formal segue o padrão clássico de três andamentos (Rápido-Lento-Rápido). Sem dúvida que no seu conjunto é uma das obras que mais vezes oiço e uma das que prefiro. E nesta lista Tchaikovsky tem duas ... a outra sendo o Concerto para Violino.
O primeiro andamento começa num Allegro non troppo e molto maestoso para depois evoluir para um Allegro con spirito. A bela melodia e o primeiro tema com o qual começa o concerto é uma melodia ucraniana altamente estilizada e inesquecível. Estou seguro que ao lerem isto estão já a trautear, pelo menos mentalmente esse primeiro tema. Mas se o primeiro tema é inesquécível o segundo não deixa de ser igualmente marcante tornando estes vinte minutos de música (este primeiro andamento dura cerca de 20 minutos mais do que o conjunto dos dois outros andamentos) um dos momentos artisticos mais impressionantes que já ouvi. Oiça
aqui Martha Argerich a interpretar este andamento.
O segundo andamento (Andantino simplice ? Prestissimo) também se baseia numa composição de cariz popular brilhantemente estilizada por Tchaikovski. Depois da verdadeira batalha emocional que o primeiro andamento nos proporciona este andamento calmo, melancólico e bucólico é o contraponto ideal como num bom filme de suspense. Oiçam
aqui a mesma interprete neste segundo andamento.
O terceiro andamento (Allegro con fuoco) que começa sobra a forma de um rondo. Depois da calma introduzida no segundo andamento estamos agora prontos para mais momentos de sensações fortes. Oiçam
aqui este andamento também por Martha Argerich.
loading...
-
Schumann - Concerto Para Piano Op. 54 Em Lá Menor
O concerto que ouvimos hoje foi composto em 1845. Na verdade o primeiro andamento resulta de uma fantasia escrita naquele que foi um dos seus anos mais produtivos 1841. A esta fantasia Schumann acrescentou dois andamentos ficando assim o concerto com...
-
Tchaikovsky - Concerto Para Violino (op. 35) - Terceiro Andamento
O conjunto de posts sobre este concerto começa com este post em que descrevemos o concerto no seu conjunto. Neste outro post falamos sobre o primeiro andamento em maior detalhe e neste falamos do segundo andamento. O terceiro andamento é tocado sem...
-
Tchaikovsky - Concerto Para Violino (op. 35) - Segundo Andamento
O conjunto de posts sobre este concerto começa com este post em que descrevemos o concerto no seu conjunto. Neste outro post falamos sobre o primeiro andamento em maior detalhe. Quanto ao segundo andamento que é um Andante em Sol Menor na forma de uma...
-
Beethoven - Concerto Para Piano E Orquestra Nº 4 Op. 58
Como não foi ontem tinha de ser hoje o dia para ouvirmos o 4º Concerto para piano Op. 58 de Beethoven. é tal como o 5º concerto que já ouvimos aqui, uma obra extraordinariamente poderosa e emocionante (aliás desse ponto de vista até talvez que...
-
Beethoven - Sonata Para Piano "appassionata"
Esta sonata (Opus 57) em Fá menor foi composta em 1804-1805 sendo na altura da sua composição e estreia (1807) uma autêntica revolução na composição para piano. Na verdade esta peça levava os instrumentos da época de Beethoven aos limites (alguns...
Música Clássica