Tchaikovsky - Sinfonia nº 6 (Si menor) - Op. 74
Música Clássica

Tchaikovsky - Sinfonia nº 6 (Si menor) - Op. 74


Esta sinfonia termina a série de posts sobre as sinfonias de Tchaikovsky. Podem ler o artigo sobre a quinta sinfonia aqui.

Esta sinfonia foi composta entre Fevereiro e Agosto de 1893 tendo sido a ultima obra publicada do compositor (as restantes são obras publicadas após a sua morte). A Sexta Sinfonia foi também a ultima obra que o compositor dirigiu, precisamente a estreia da mesma em São Petersburgo no dia 28 de Outubro de 1893, uns escassos dias antes da sua morte. A sinfonia é dedicada ao seu sobrinho Vladimir Davydov.

As circunstâncias que a envolvem, a própria característica da composição - sombria quase sempre com explosões de fúria e de grande lirismo só poderiam levar a imaginação humana a atribuir-lhe um significado quase autobiográfico.

Os poucos factos que se conhecem e que nos podem ajudar na procura de uma verdade mais factual ainda que porventura menos romântica são relativamente escassos. Sabe-se que o próprio compositor a nomeou de "Pathétique" (apesar de ter sido aparentemente sobre proposta do irmão Modest). A palavra portuguesa "Patética" no seu uso actual não traduz a intenção do compositor que nos queria dar com esta indicação a noção de que esta era uma obra para ser ouvida "com o coração", uma obra que pretendia desencadear emoções fortes.

A segunda pista que temos quanto ao "programa" de Tchaikovsky relativo a esta peça pode encontrar-se numa carta que enviou ao seu sobrinho explicando

"Sabes que destruí uma sinfonia que estava a compor este Outono. Durante a minha viagem tive uma ideia para uma outra sinfonia, desta vez com um programa, mas um programa que vai ser um enigma para todos - Deixa-los adivinhar; a sinfonia terá o nome "Sinfonia com Programa" ... O Programa em si mesmo estará cheio de subjectividade e chorei bastantes vezes na minha viagem enquanto a compunha mentalmente.[...]"

Como podem ver por esta carta Tchaikovsky chegou a pensar num outro nome para a sinfonia mas resolveu aceitar a sugestão do irmão dado que este outro nome apenas iria chamar a atenção para o programa subjacente que não pretendia revelar pelo menos não no imediato. Embora em quatro andamentos esta sinfonia tem como elemento distintivo ultimo andamento lento.

O primeiro andamento (Adagio?Allegro non troppo) em Si Menor é uma verdadeira montanha russa de emoções cheia de tensão de passagens sombrias lentas, outras igualmente sombrias mas rápidas que formam um conjunto notável com duas belíssimas melodias sobretudo o segundo tema do desenvolvimento. Podem ouvir aqui a primeira parte do primeiro andamento e aqui a segunda parte.

O segundo andamento (Allegro con grazia) em Ré Maior é uma extraordinária melodia que contrasta com o primeiro andamento e que serve de contraponto à tensão exercida. É um movimento relativamente alegre no tom mas que nunca deixa a sensação do destino que se pode abater a qualquer instante. Acalma mas não o suficiente para nos tranquilizar completamente. Podem ouvir aqui este segundo andamento.

O terceiro andamento (Allegro molto vivace) em Sol Maior é uma espécie de marcha sem no entanto ser verdadeiramente triunfante, tal como o segundo andamento poderia ser uma alegre valsa sem nunca realmente o ser, nem pelo tempo que não é exactamente o de uma valsa nem pelo espírito. Numa interpretação pessoal diria que Tchaikovsky nestes dois movimentos procura transmitir-nos metaforicamente a instabilidade, o frágil equilíbrio em que repousa a nossa felicidade e o todo poderoso e tenebroso destino ao qual sempre nos abandonamos. Podem ouvir aqui este andamento cheio de energia e muito especial. Aliás este andamento acaba de tal forma que muitas vezes as pessoas acreditam que a sinfonia acabou.

O quarto andamento (Finale. Adagio lamentoso) em Si Maior retoma assim novamente o tom lúgubre do primeiro andamento. A vitória do tenebroso destino, quando se pensava a vitória. As partituras para Orquestra são bastante originais dado que a melodia é partilhada pelos primeiros e segundos violinos (efeito aliás reproduzido noutros naipes). Podem ouvir este quarto andamento aqui.



loading...

- Robert Schumann - 3ª Sinfonia Op. 97 Em Mi Bemol Maior (reniana Ou "do Reno")
Fazendo um intervalo na nossa celebração dos 1000 posts vamos hoje voltar às sinfonias de Schumann com a terceira (que pelo que já afirmamos anteriormente é na verdade a ultima já que a quarta foi composta anteriormente embora apenas publicada depois)....

- Robert Schumann - 2ª Sinfonia Op. 68 Em Dó Maior
Na verdade em termos de ordem de composição esta segunda sinfonia seria a terceira dado que a Sinfonia nº4 de que falaremos em breve a antecedeu. Porém Schumann iria fazer uma revisão profunda dessa obra e pelo seu conceito de composição e maturidade...

- Tchaikovsky - Sinfonia Nº 5 (mi Menor) - Op. 64
Este é o quinto post sobre as sinfonias de Tchaikovsky. Pode encontrar o post anterior (Quarta Sinfonia) aqui. A quinta sinfonia de Tchaikovsky foi composta em 1888 tendo sido composta numa altura em que Tchaikovsky se dizia sem inspiração, pelo menos...

- Tchaikovsky - Sinfonia Nº 1 (sol Menor) - Op. 13
Vamos começar esta viagem pelas obras de Tchaikovsky pelas suas seis sinfonias. Hoje vamos falar da Sinfonia nº1 em Sol Menor Op. 13. Esta composição data de 1866 sendo assim a primeira composição para orquestra do compositor russo (talvez até...

- De Volta A Mozart - Sinfonia Praga - K 504
Depois das recomendações de ontem hoje voltamos a Mozart. E voltamos para falar das suas sinfonias. Neste tipo de obras há duas composições que me agradam particularmente. A Sinfonia K. 504 também chamada "Praga" dado que embora tenha sido estreada...



Música Clássica








.