Música Clássica
Igor Stravinsky (1882-1971) - Oedipus Rex e Symphonie de Psaumes
Oedipus Rex foi escrito no período neoclássico de Stravinsky. O libreto da peça foi concebido por Jean Cocteau. A obra é baseada na tragédia homônima de Sofócles. Já a Sinfonia dos Salmos de Stravinsky, "composta em 1930, foi o resultado da encomenda que lha havia feito Sergei Koussevitzky para celebrar o 50º aniversario da Orquestra Sinfônica de Boston. Para evitar as conotações ligadas à tradição romântica, utilizou meios alheios ao gênero: coro infantil e masculino a quatro vozes e uma peculiar orquestra que incluia metal, madeira, dois pianos, percussão e uma secção de cordas reduzida, pois eliminou violinos e violas.
Uma estranha sonoridade de claros e nítidos perfis onde domina a instrumentação arcaica, acentuada pelos frequentes ostinati que articulam numerosos trechos. No uso do latim, na combinação de modelos ligados à tradição ocidental e ao âmbito cultural russo-ortodoxo, há um desejo de superar a interpretação pessoal-expressiva e de alcançar certa objetividade, projetos que se materializam numa das criações mais importantes da música religiosa de nosso século.
O começo é áspero, um seco acorde em Mi menor introduz a prece a Deus, omnipotente e distante. Fagotes e oboés são interrompidos pelo mesmo acorde que reaparecerá ao longo do movimento. O piano e a trompa os substituem e as cordas expõem o tema com que entrará o coro, ?Exaudi orationem meam?, sobre o fundo das madeiras (fagotes, oboés, corno inglês). Este tema é retomado pelos contraltos, após uma breve passagem executada pelas flautas e oboés.
Reaparece o acorde e entram os tenores e sopranos, com o acompanhamento dos dois pianos. De novo o acorde e , então somente com os instrumentos de sopro, desenvolve-se uma seção que leva ao crescendo e ao qual se une o resto dos instrumentos.
Com as repetições de ?remite mihi? o final discorre até o Sol. A parte central é um canto de esperança. O prelúdio, na seção de sopro, mostra as inauditas complexidades contrapontísticas que Stravinsky condensa neste movimento, construído como uma dupla fuga vocal e instrumental, em perfeito e denso equilíbrio, onde se combinam os mais estritos desenvolvimentos e inversões com tratamentos canônicos pessoais, registrados na estrutura polifônica.
Depois da introdução, o coro, num clima tranqüilo começa sua declamação, ?Expectus expectavi dominus?. Após uma passagem a capella e outra instrumental, todos os integrantes se unem fortissimo, para piano sobre ?Sperabunt in Domino?. O salmo 150 é a base do canto de louvor final. O Dó menor de ?aleluia? é levado, numa rápida modulação, ao Dó maior.
As vozes entoam o primeiro versículo, criando, com suas repetições e com a trama instrumental, uma hipnótica sensação. A respeito do trecho seguinte, mais rápido, Stravinsky comentou que lhe fora sugerido ?pela visão do carro de Elias subindo ao céu?. Esta vivaz seção, na qual ressalta um potente ostinati instrumental, guarda em seu centro uma passagem mais tranqüila, que preludia a coda final, num ritmo de três por dois, e constitui ?um hino sublime, quase imóvel, onde o tempo da música se une ao da eternidade?. Fonte.
Igor Stravinsky (1882-1971) -
Oedipus Rex e Symphonie de PsaumesOedipus Rex01. Prologue. Acte I
02. Acte II. Epilogue
Symphonie de Psaumes03. I. Exaudi orationem meam, Domine
04. II. Exspectans exspectavi Dominum
05. III. Alleluia, laudate Dominum
Você pode comprar este CD na Amazon
Czech Philharmonic Chorus And OrchestraKarel Ancerl, regente
BAIXAR AQUI*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ajuda a manter o nosso blog vivo!
loading...
-
Nona Sinfonia De Beethoven - Análise Por Berlioz (segunda Parte)
A primeira parte deste post foi publicada aqui. Lembramos que o texto que se segue é uma tradução do texto original de Berlioz. Continuação do texto de Berlioz O primeiro andamento tem uma majestosidade sombria e não se assemelha a nenhuma outra...
-
Celibidache - Sacred Music & Opera - Fauré, Stravinsky, Rossini, Verdi, Mozart, Berlioz, Mendelssohn, Schubert, Smetana E Johann Strauss (cds 7, 8 E 9 De 11)
Para encerrar os trabalhos no dia de hoje, sigamos com a postagem desse belíssimo material. Trata-se da penúltima postagem. Na próxima, colocarei os três últimos discos. Neste post, o destaque fica por conta do Réquiem de Fauré, uma obra-prima...
-
Igor Stravinsky (1882-1971) - Complete Music For Piano & Orchestra
Excelente disco! Tive a oportunidade de ouvi-lo por duas vezes. É um disco que se propõe a trazer a obra completa para piano e orquestra de Stravinsky. O disco foca na fase neo-clássica do grande bruxo. O brilho da interpretação é significativo....
-
Smetana (1824-1884) - From Bohemia's Woods And Fields, Stravinsky (1882-1971)- Symphonie De Psalms E Brahms - Symphony No. 2 In D Major, Op. 73
É motivo de grande alegria poder ouvir estes broadcastings. São deliciosos. A peça foi vista por pessoas que não conheço. O pigarro, a respiração, são captados e ao final vêm as palmas. Os aplausos. Isso cria um charme para a obra. Fico a me...
-
Ludwig Van Beethoven (1770-1827) - Sonatas Para Piano No. 8 ("patética"), 9, 10 E 11 - Cd 3
Sigamos com as sonatas de Beethoven. Destaquemos neste registro a sonata no. 8, conhecida como "Patética". A Sonata para piano No. 8 em Dó menor, op. 13, geralmente conhecida como, Sonata Patética, foi publicada em 1799, embora tenha sido escrito no...
Música Clássica