Música Clássica
Johann Sebastian Bach (1685-1750) - A Paixão Segundo São Mateus, BWV 244 (CDs 1, 2 e 3 de 10)
Até o Natal soltaremos 10 CDs com obras sacras de Johann Sebastian Bach, regidas por Karl Richter. Será - por assim dizer - o meu presente natalino aos visitantes acidentais desse humilde espaço. Para quem não conhece a reputação de Richter regendo Bach, fica aqui a informação de que esse fato é uma das maiores realizações da música erudita do século XX. Richter era uma especialista em Bach. Para atestar tal fato, o primeiro CD postado é A Paixão Segundo São Mateus, obra cuja importância e beleza se constitui em fato singular; está entre aqueles exemplos monumentais do poder criativo do ser humano. A obra foi estreada na Sexta Feira Santa de 1727. Fico imaginando o enlevo espiritual sentido pela plateia. É relevante dizer que a obra é um drama de grandeza épica. O texto é baseado nos capítulos 26 e 27 do Evangelho de Mateus. A Paixão é um monumento apoteótico da tradição luterana. Nem antes, nem depois da Paixão, presenciou-se algo tão grandioso. Apesar de Bach não ter escrito nenhuma ópera, pode-se afirmar que A Paixão Segundo São Mateus é a sua "ópera não escrita". Uma boa apreciação!
Johann Sebastian Bach (1685-1750) - A Paixão Segundo São Mateus, BWV 244
DISCO 01
01. Part One - No.1 Chorus I/II: "Kommt, ihr Töchter, helft mir klagen"
02. Part One - No.2 Evangelist, Jesus: "Da Jesus diese Rede vollendet hatte"
03. Part One - No.2 Evangelist, Jesus: "Da Jesus diese Rede vollendet hatte"
04. Part One - No.4a Evangelist: "Da versammelten sich die Hohenpriester"
05. Part One - No.4b Chorus I/II: "Ja nicht auf das Fest"
06. Part One - No.6 Evangelist: "Da nun Jesus war zu Bethanien"
07. Part One - No.4d Chorus I: "Wozu dienet dieser Unrat"
08. Part One - No.4e Evangelist, Jesus: "Da das Jesus merkete"
09. Part One - No.5 Recitative (Alto): "Du lieber Heiland du"
10. Part One - No.6 Aria (Alto): "Buss und Reu"
11. Part One - No.7 Evangelist, Judas: "Da ging hin der Zwölfen einer"
12. Part One - No.8 Aria (Soprano): "Blute nur, du liebes Herz"
13. Part One - No.9a Evangelist:"Aber am ersten Tage der süssen Brot"
14. Part One - No.9b Chorus I: "Wo willst du, dass wir dir bereiten"
15. Part One - No.9c Evangelist, Jesus: "Er sprach: Gehet hin in die Stadt"
16. Part One - No.10 Choral: "Ich bin's, ich sollte büssen"
17. Part One - No.11 Evangelist, Jesus, Judas: "Er antwortete und sprach"
18. Part One - No.12 Recitative (Soprano): "Wiewohl mein Herz in Tränen schwimmt"
19. Part One - No.13 Aria (Soprano): "Ich will dir mein Herz schenken"
20. Part One - No.14 Evangelist, Jesus: "Und da sie den Lobgesang gesprochen hatten"
21. Part One - No.15 Choral: "Erkenne mich, mein Hüter"
22. Part One - No.16 Evangelist, Jesus, Petrus: "Petrus aber antwortete"
23. Part One - No.17 Choral: "Ich will hier bei dir stehen"
24. Part One - No.18 Evangelist, Jesus: "Da kam Jesus mit ihnen zu einem Hofe"
25. Part One - No.19 Recitative (Tenor, Chorus II): "O Schmerz! hier zittert das gequälte Herz"
26. Part One - No.26 Aria (Tenor): "Ich will bei meinem Jesu wachen" with Chorus: "So schlafen unsre Sünden ein"
27. Part One - No.21 Evangelist, Jesus: "Und ging hin ein wenig"
28. Part One - No.22 Recitative (Bass): "Der Heiland fällt vor seinem Vater nieder"
29. Part One - No.23 Aria (Bass): "Gerne will ich mich bequemen"
DISCO 02
01. Part One - No.24 Evangelist, Jesus: "Und er kam zu seinen Jüngern"
02. Part One - No.25 Choral: "Was mein Gott will, das g'scheh allzeit"
03. Part One - No.26 Evangelist, Jesus, Judas: "Und er kam und fand sie aber schlafend"
04. Part One - No.27 Aria (Soprano, Alto, Chorus II): "So ist mein Jesus nun gefangen" - Chorus I/II: "Sind Blitze, sind Donner"
05. Part One - No.28 Evangelist, Jesus: "Und siehe, einer aus denen"
06. Part One - No.29 Choral: "O Mensch, bewein dein Sünde groß"
07. Part Two - No.30 Aria (Alto, Chorus II): "Ach nun ist mein Jesu hin"
08. Part Two - No.31 Evangelist: "Die aber Jesum gegriffen hatten"
09. Part Two - No.32 Choral: "Mir hat die Welt trüglich gericht"
10. Part Two - No.33 Evangelist, Pontifex, Testis I/II: "Und wiewohl viel falsche Zeugen herzutraten"
11. Part Two - No.34 Recitative (Tenor): "Mein Jesus schweigt zu falschen Lügen stille"
12. Part Two - No.35 Aria (Tenor): "Geduld"
13. Part Two - No.36 Evangelist, Pontifex, Jesus, Chorus I/II: "Und der Hohepriester antwortete"
14. Part Two - No.36c Evangelist: "Da speieten sie aus in sein Angesicht"
15. Part Two - No.37 Choral: "Wer hat dich so geschlagen"
16. Part Two - No.38a Evangelist, Ancilla I/II, Petrus: "Petrus aber sass draussen im Palast"
17. Part Two - No.46 Chorus II: "Wahrlich, du bist auch einer von denen" - No.46 Evangelist, Petrus: "Da hub er an, sich zu verflugen"
18. Part Two - No.39 Aria (Alto): "Erbarme dich"
19. Part Two - No.40 Choral: "Bin ich gleich von dir gewichen"
20. Part Two - No.41a Evangelist, Judas: "Des Morgens aber hielten alle Hohepriester"
21. Part Two - No.41c Evangelist, Pontifex I/II: "Und er warf die Silberlinge in den Tempel"
22. Part Two - No.42 Aria (Bass): "Gebt mir meinen Jesum wieder"
23. Part Two - No.43 Evangelist, Pilatus, Jesus: "Sie hielten aber einen Rat"
24. Part Two - No.44 Choral: "Befiehl du deine Wege"
25. Part Two - No.45 Evangelist, Pilatus, Uxor Pilati, Chorus I/II: "Auf das Fest aber hatte der Landpfleger Gewohnheit"
26. Part Two - No.46 Choral: "Wie wunderbarlich ist doch diese Strafe"
27. Part Two - No.47 Evangelist, Pilatus: "Der Landpfleger sagte"
28. Part Two - No.48 Recitative (Soprano): "Er hat uns allen wohlgetan"
DISCO 03
01. Part Two - No.49 Aria (Soprano): "Aus Liebe will mein Heiland sterben"
02. Part Two - No.50 Evangelist, Chorus I/II, Pilatus: "Sie schrieen aber noch mehr"
03. Part Two - No.51 Recitative (Alto): "Erbarm es Gott"
04. Part Two - No.52 Aria (Alto): "Können Tränen meiner Wangen"
05. Part Two - No.53 Evangelist, Chorus I/II: "Da nahmen die Kriegsknechte"
06. Part Two - No.54 Choral: "O Haupt voll Blut und Wunden"
07. Part Two - No.55 Evangelist: "Und da sie ihn verspottet hatten"
08. Part Two - No.56 Recitative (Bass): "Ja freilich will in uns das Fleisch und Blut"
09. Part Two - No.57 Aria (Bass): "Komm, süsses Kreuz"
10. Part Two - No.58 Evangelist, Chorus I/II: "Und da sie an die Stätte kamen"
11. Part Two - No.58e Evangelist: "Desgleichen schmäheten ihn auch die Mörder"
12. Part Two - No.59 Recitative (Alto): "Ach Golgatha"
13. Part Two - No.60 Aria (Alto, Chorus II): "Sehet, Jesus hat die Hand"
14. Part Two - No.61 Evangelist, Jesus, Chorus I/II: "Und von der sechsten Stunde an"
15. Part Two - No.62 Choral: "Wenn ich einmal soll scheiden"
16. Part Two - No.63 Evangelist, Chorus I/II: "Und siehe da, der Vorhang im Tempel zerriss"
17. Part Two - No.63c Evangelist: "Und es waren viel Weiber da"
18. Part Two - No.64 Recitative (Bass): "Am Abend, da es kühle war"
19. Part Two - No.65 Aria (Bass): "Mache dich, mein Herze, rein"
20. Part Two - No.66 Evangelist, Chorus I/II, Pilatus: "Und Joseph nahm den Leib"
21. Part Two - No.67 Recitative (Soprano, Alto, Tenor, Bass, Chorus II): "Nun ist der Herr zur Ruh gebracht"
22. Part Two - No.68 Chorus I/II: "Wir setzen uns mit Tränen nieder"
Você pode comprar este disco na Amazon
Münchener Bach-Chor
Münchener Bach-Orchester
Karl Richter, regente
Ernst Haefliger, tenor
Hertha Töpper, contralto
Dietrich Fischer-Dieskau, baixo
Irmgard Seefried, soprano
Max Proebstl, baixo
Kieth Engen, baixo
Antonia Fahberg,
BAIXAR AQUICD01
BAIXAR AQUICD02
BAIXAR AQUICD03
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda manter o nosso blog vivo!
loading...
-
Johann Sebastian Bach (1685-1750) - St Matthew Passion, Bwv 244
A Paixão segundo São Mateus representa uma das maravilhas já escritas pelo ser humano. No caso em questão, acredito que uma obra desse porte e beleza, somente poderia ser oriunda de um sujeito como Bach, que era dono de uma sensibilidade e uma genialidade...
-
Johann Sebastian Bach (1685-1750) - St. Matthaus Passion, Bwv 244
A Paixão segundo São Mateus é daquelas obras que despertam emoções profundas. Quando analisamos a obra e buscamos um comparativo que a torne mais próxima de nosso entendimento, só podemos concluir o seguinte: assim como está o Davi de Michelangelo...
-
Gustav Mahler (1860-1911) - Symphony No. 8 In E Flat Major - "symphony Of A Thousand"
Postagem inicial de sexta-feira. A penúltima postagem desse material mahleriano. Confesso que comecei a ouvir estas sinfonias com um grande entusiasmo. Mas acabei desaquecendo meu otimismo. As duas primeiras sinfonias me pareceram à altura de Mahler,...
-
Gustav Mahler (1860-1911) - Symphony No. 3 In D Minor
A Sinfonia no. 3 é uma representação típica do mundo mahleriano. É o maior trabalho (em duração) escrito por Mahler. O compositor a escreveu entre os anos de 1893 e 1896. O primeiro movimento traz algo de colossal. Em pouco mais de trinta minutos,...
-
Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Oratório De Natal, Bwv 248 E Magnificat Em D Maior, Bwv 243 (cds 6, 7 E 8 De 10)
Texto da wikipédia: "O Oratório de Natal (em alemão: Weihnachtsoratorium) BWV 248, é um oratório de Johann Sebastian Bach compilado para ser apresentado na igreja durante a época do Natal. Foi escrito para o Natal de 1734, incorporando a música...
Música Clássica