Música Clássica
Krzysztof Penderecki(1933-) - Paixão Segundo São Lucas
A
Paixão segundo São Lucas ou
Paixão e Morte de nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas foi escrita em 1966. É uma obra de profunda espiritualidade radical, asfixiante. Ouvi-la é uma experiência que arranha os nossos sentidos. Vejam só! Um país comunista - a Polônia - a falar da Paixão de Cristo. Isso em pleno século XX! Gerou muito atarantamento. Versa sobre um tema da paixão, ou seja, do sofrimento de Jesus - não em sentido bachiano. A paixão é um evento para-a-morte conforme os evangelhos. Quem já leu o Evangelho segundo Lucas, pode perceber que Lucas é um dos evangelistas que levaram a narração acerca de Jesus a um nível de pesquisa de campo. Ele diz que fez "uma acurada investigação". Tentou se apropriar dos detalhes mais importantes sobre a vida de Jesus. Assim, o evangelista mostra Jesus como se ele fosse o "Filho do Homem". O modelo perfeito que precisava morrer. Lucas era grego e seus ideais acerca de virtudes antropológicas eram helênicos. Ele centrou a sua pesquisa nesse sentido. A narração da paixão segundo Lucas é uma das mais alarmantes, assim como as de Mateus e Marcos. Diz ele que no momento da morte de Jesus, "escureceu-se o sol, houve trevas por sobre toda a terra até à hora nona. E rasgou-se pelo meio o véu do santuário. Então, Jesus clamou em alta voz: 'Pai, nas tuas mãos entrego o meu espiríto'". O evangelista mostra o princípio da paixão desde a noite da traição, quando Judas o entrega; Jesus perante as autoridades; até a morte na cruz. A Paixão segundo São Lucas de Penderecki leva em conta o texto do Evenagelho de Lucas e outras fontes - hinos, salmos e lamentações. Causa profundo impacto emocional. O texto é em latim. Somente ouvindo para entender o nível de provocação atordoante. Os cabelos da alma ficam eriçados. Boa apreciação!
Mais informações AQUI e AQUI
Ela está assim configurada:
Parte I
1. O Crux Ave ( "O Santa Cruz", do hino prodeunt Vexilla Regis), coro e orquestra
2. Et egressus ( "E ele saiu," Jardim do Getsêmani), narrador, barítono e orquestra
3. Meus Deus ( "Meu Deus", a oração de Cristo no Getsêmani, no Salmo 21), barítono, coro e orquestra
4. Domine, quis habitat ( "Senhor, quem morará ...", dos Salmos 14, 4 e 15), soprano e orquestra
5. Adhuc eo loquente ( "E, no entanto, enquanto ele falava," a traição de Judas a Cristo), narrador, barítono, coro e orquestra
6. Ierusalem ( "Jerusalém", da Lamentação de Jeremias), coro e orquestra
7. Ut quid, Domine ( "Por que, Senhor", do Salmo 9), coro a cappella
8. Eum autem Comprehendentes ( "Então, eles o levaram", negação de Pedro de Cristo), narrador, soprano, baixo, coro e orquestra
9. Iudica me, Deus ( "Dá pena de mim, ó Deus", do Salmo 42), baixo e orquestra
10. Et viri, qui illum tenebant ( "E os homens que detinham Jesus ...," zombando de Cristo), o narrador, barítono, coro e orquestra
11. Ierusalem (texto idêntico ao do ponto 6)
12. Miserere mei, Deus ( "Sede misericordiosos para mim, ó Deus", do Salmo 55), a cappella
13. Omnis et surgens ( "E a multidão se levantou ...," julgamento de Cristo diante de Pilatos e sentença de morte), narrador, barítono, baixo, coro e orquestra
Parte II
14. Et in pulverum ( "E no pó", do Salmo 21), coro e orquestra
15. Baiulans Et sibi crucem ( "E tendo a sua cruz," o caminho do Calvário), narrador e orquestra
16. Meus Popule ( "Meu povo," a partir do Improperia), coro e orquestra
17. Ibi eum crucifixerunt ( "Ali o crucificaram," o crucifixtion de Cristo), narrador e orquestra
18. Crux Fidelis ( "cross O fiel", de Pange lingua), soprano, coro e orquestra
19. Dicebat autem Iesus ( "Então disse Jesus," o perdão de Cristo), o narrador, barítono e orquestra
20. In mortis pulverum ( "no pó da morte", do Salmo 21), coro a cappella
21. Populus Et Stabat ( "E o povo estava", narrador zombando na cruz), Cristo, coro e orquestra
22. Unus autem ( "E um deles ...," os ladrões bons e maus), narrador, barítono, baixo, coro e orquestra
23. Stabant autem iuxta crucem ( "E junto à cruz", abordando a mãe de Jesus e João, a partir do Evangelho de João), o narrador, barítono e orquestra
24. Stabat Mater ( "A mãe ficou ...," da seqüência Stabat Mater), coro a cappella
25. Erat autem fere hora sexta ( "E era cerca da hora sexta", conta a morte de Cristo, tanto Lucas e João), o narrador, barítono, coro e orquestra
26. Alla breve (um tempo de marcação em italiano, indicando um metro rápida duple) orquestra, sozinho
27. In pulverem mortis ... In te, Domine, speravi ( "no pó da morte ... Em ti, ó Senhor, eu pus a minha confiança" do Salmo 30), soprano, barítono, baixo, coro e orquestra
Krzysztof Penderecki(1933-) - Paixão Segundo São Lucas
1. Part I: O Crux ave (Hymn ?Vexilla Regis prodeunt?)
2. Part I: Et egressus (St. Luke)
3. Part I: Deus meus (Psalm 21)
4. Part I: Domine, quis habitabit (Psalms 14, 4 & 15)
5. Part I: Adhuc eo loquente (St. Luke)
6. Part I: Ierusalem (Lamentation of Jeremiah)
7. Part I: Ut quid, Domine (Psalm 9) 00:01:17
8. Part I: Comprehendentes autem eum (St. Luke)
9. Part I: Iudica me, Deus (Psalm 42)
10. Part I: Et viri, qui tenebant illum (St. Luke)
11. Part I: Ierusalem (Lamentation of Jeremiah)
12. Part I: Miserere mei, Deus (Psalm 55)
13. Part I: Et surgens omnis (St. Luke)
14. Part II: Et in pulverem (Psalm 21)
15. Part II: Et baiulans sibi crucem (St. Luke)
16. Part II: Popule meus (Improperia)
17. Part II: Ibi crucifixerunt eum (St. Luke)
18. Part II: Crux fidelis (Antiphons from ?Pange lingua?)
19. Part II: Dividentes vero (St. Luke)
20. Part II: ? in pulverem mortis (Psalm 21)
21. Part II: Et stabat populus (St. Luke)
22. Part II: Unus autem (St. Luke)
23. Part II: Stabant autem iuxta crucem (St. John)
24. Part II: Stabat Mater (Sequence)
25. Part II: Erat autem fere hora sexta (St. Luke, St. John)
26. Part II: Alla breve
27. Part II: In pulverem mortis? / In te, Domine, speravi (Psalm 30)
Warsaw National Philharmonic Orchestra
Warsaw Philharmonic Choir
Warsaw Boys Choir
Antoni Wit, regente
Klosinska, Izabela, soprano
Kolberger, Krzysztof, reader
Kruszewski, Adam, barítono
Tesarowicz, Romuald, baixo
BAIXAR AQUI
Have Joy!
* Se possível, deixe um comentário!
loading...
-
Gustav Mahler (1860-1911) - Symphony No. 8 In E Flat Major - "symphony Of A Thousand"
Postagem inicial de sexta-feira. A penúltima postagem desse material mahleriano. Confesso que comecei a ouvir estas sinfonias com um grande entusiasmo. Mas acabei desaquecendo meu otimismo. As duas primeiras sinfonias me pareceram à altura de Mahler,...
-
Gustav Mahler (1860-1911) - Symphony No. 10, Symphony No. 8 In E Flat Major E Symphony No. 9 In D Minor (cds 8 E 9 De 9 - Final)
Vamos ao último disco desta caixa com as sinfonias de Gustav Mahler. Entre a infinidade de regentes que "trabalharam" a música de Mahler, não creio que Michael Tilson Thomas seja a sumidade que deu uma nova roupagem aos trabalhos do austríaco. Todavia,...
-
George F. Handel (1685-1759) - La Resurrezione, Hwv 47
Vamos a uma postagem com música sacra. Trata-se de um oratório de Handel - pouco conhecido, é verdade. Mas, nem por isso, menos belo. As árias possuem aquele toque que somente Handel sabia realizar. O mote da peça também possui bastante relevância....
-
Gustav Mahler (1860-1911) - Symphony No. 3 In D Minor
A Sinfonia no. 3 é uma representação típica do mundo mahleriano. É o maior trabalho (em duração) escrito por Mahler. O compositor a escreveu entre os anos de 1893 e 1896. O primeiro movimento traz algo de colossal. Em pouco mais de trinta minutos,...
-
Johann Sebastian Bach (1685-1750) - A Paixão Segundo São Mateus, Bwv 244 (cds 1, 2 E 3 De 10)
Até o Natal soltaremos 10 CDs com obras sacras de Johann Sebastian Bach, regidas por Karl Richter. Será - por assim dizer - o meu presente natalino aos visitantes acidentais desse humilde espaço. Para quem não conhece a reputação de Richter regendo...
Música Clássica