Música Clássica
Mendelssohn - Sinfonia Escocesa (Nº 3 em Lá Menor Op. 56)
Embora os temas escoceses sejam muito presentes nesta sinfonia o compositor apenas a chamava assim entre amigos. Inspirada pela sua visita à Escócia em 1829 diz-se em pleno castelo de Edimburgo e por um concurso de Gaita de Foles !
Embora iniciada em 1829 esta sinfonia apenas foi completada em 1841 tendo sido estreada em 1842 em Leipzig e dedicada à Raínha Vitória. Na verdade Mendelssohn tinha conhecido recentemente a Raínha e tocado mesmo em privado para ela e para o principe Alberto, aliás Mendelssohn apenas dedicou a composição após ter pedido a respectiva autorização à soberana.
Musicalmente esta composição destingue-se para além da utilização de temas escoceses pelo facto dos seus quatro andamentos serem interpretados em sequência sem interrupção entre eles. Este facto foi levado às ultimas consequências pelo compositor que inclusivamente se deu ao trabalho de eliminar as indicações de tempo dos andamentos que denunciariam o seu inicio.
Mendelssohn tentou também evitar qualquer referência programática (daí provavelmente a relutância em chamar esta sinfonia "Escocesa") mas são claras as referências geográficas e emocionais de algumas passagens.
Não obstante o esforço de Mendelssohn a marcação dos tempos passou à posteridade. O
primeiro andamento (Andante con moto. Allegro un poco agitato) começa num estilo quase Haydiano numa orquestração bastante trabalhada e densa (pode ouvir
aqui a segunda parte deste andamento e
aqui a terceira parte).
O
segundo andamento (Scherzo: Vivace non troppo) é um dos dois em que transparecem os aspectos escoceses no tema. Este andamento diminui gradualmente de intentidade até se desfazer no terceiro andamento.
O
terceiro andamento (Adagio cantabile) poderia facilmente chamar-se o andamento da
resignação tal é o sentimento de impotência que transmite. Algumas referências a Beethoven também tornam este andamento uma espécie de veneração do passado, saudade se Mendelssohn fosse português seria adequado.
O
quarto andamento (Allegro vivacissimo. Allegro maestoso assai) volta a mostrar o caracter escocês juntando-lhe um caracter também militar. Podem ouvir
aqui a segunda parte deste andamento.
loading...
-
Rober Schumann - Sinfonia Nº1 Op. 38 Em Si Bemol Maior
A primeira sinfonia de Schumann foi literalmente composta em meia duzia de dias (pelo menos um esboço da sua estrutura) tendo o trabalho completo de concepção decorrido em poucos meses. A estreia na Gewandwaus em Leipzig foi dirigida por Mendelssohn...
-
Mendelssohn - Octeto Em Mi Bemol Maior
Esta obra (Op. 20) foi talvez a primeira em que se manifestou de forma inequivoca o talento de Mendelssohn. Fala-se muito do talento precoce de Mozart há porém que considerar que esta obra absolutamente inovadora na forma, um octeto, música de câmara...
-
Mendelssohn Sinfonia Nº4 - A Italiana
Esta composição foi inspirada por uma visita que Mendelssohn fez a Itália em 1831. No entanto não a conseguiu terminar na altura pelo que esta apenas sinfonia apenas viria a ser terminada em 1833 sendo estreada em Londres a 13 de Maio de 1833 dirigida...
-
Schumann - Concerto Para Piano Op. 54 Em Lá Menor
O concerto que ouvimos hoje foi composto em 1845. Na verdade o primeiro andamento resulta de uma fantasia escrita naquele que foi um dos seus anos mais produtivos 1841. A esta fantasia Schumann acrescentou dois andamentos ficando assim o concerto com...
-
Mozart - Sinfonia "jupiter" - K 551
Como prometido o post deste Sábado é sobre a ultima Sinfonia de Mozart a K. 551 também chamada Júpiter. Não se sabe ao certo se esta terá sido alguma vez interpretada durante a vida do Compositor. Foi composta em 1788 sendo a ultima de um sequência...
Música Clássica