Música Clássica
Mendelssohn Sinfonia nº4 - A Italiana
Esta composição foi inspirada por uma visita que
Mendelssohn fez a Itália em 1831. No entanto não a conseguiu terminar na altura pelo que esta apenas sinfonia apenas viria a ser terminada em 1833 sendo estreada em Londres a 13 de Maio de 1833 dirigida pelo próprio Mendelssohn.
Apesar de ter sido um sucesso esta obra nunca satisfez o compositor que fez várias revisões à mesma e nunca a publicou. A designação "Italiana" é do próprio compositor mas como conhecemos a sua resistência à música demasiadamente programática evitaremos as interpretações demasiado coloridas pelas paisagens italianas que alguns seguem.
Esta sinfonia em Lá Maior em quatro andamentos tem um primeiro andamento (Allegro Vivace) bastante convencional em forma de sonata com dois temas de natureza distinta. Um primeiro mais vigoroso e um segundo mais pacifico. A Coda final termina de forma gloriosa este andamento alegre que descreve os ceus azuis de Itália (e aqui estamos a pisar o risco no nosso propósito de não sermos demasiado programáticos).
Oiçam
aqui este andamento.
Já o segundo andamento (Andante) é bastante contemplativo na sua essência embora não deixe de ter a característica básica de alegria que acompanha toda esta sinfonia. Para acompanharem este andamento proponho-vos este
video. O guia de audição a que se faz referência pode ser lido
aqui. Apesar de estar em espanhol é uma excelente maneira de compreender melhor esta obra para quem queira uma análise mais técnica.
O terceiro andamento que se diz ter sido inspirado de um trabalho de juventude afirmação da qual não existem provas. É um andamento delicado que retoma a forma de minueto das sinfonias clássicas. Podem ouvir
aqui este andamento com a "sua" Filarmónica de Nova Iorque em 1953.
Finalmente se dúvidas houvesse quanto ao caracter italiano desta sinfonia o ultimo andamento encargar-se-ia de as levantar por completo. É um andamento baseado em duas danças italianas, Tarantella e Saltarello. Se o terceiro andamento é formalmente conservador ao voltar ao minueto em vez do Scherzo "normal" nas sinfonias românticas este quarto andamento é inovador na utilização de um único tema. Podem ouvir este andamento
aqui dirigido mais uma vez por Bernstein sempre com a Filarmónica de Nova Iorque.
loading...
-
Robert Schumann - 2ª Sinfonia Op. 68 Em Dó Maior
Na verdade em termos de ordem de composição esta segunda sinfonia seria a terceira dado que a Sinfonia nº4 de que falaremos em breve a antecedeu. Porém Schumann iria fazer uma revisão profunda dessa obra e pelo seu conceito de composição e maturidade...
-
Mendelssohn - Sinfonia Escocesa (nº 3 Em Lá Menor Op. 56)
Embora os temas escoceses sejam muito presentes nesta sinfonia o compositor apenas a chamava assim entre amigos. Inspirada pela sua visita à Escócia em 1829 diz-se em pleno castelo de Edimburgo e por um concurso de Gaita de Foles ! Embora iniciada em...
-
Schubert - "a Morte E A Donzela" - Quarteto De Cordas
A outra peça de música de câmara de que vos falava ontem chama-se "A Morte e a Donzela" (D. 810) em Ré Menor. A "Morte e a Donzela" foi composta em 1824 logo após Schubert ter sabido da causa do seu mal: A sifilis. O quarteto ganhou a sua designação...
-
Beethoven - 8ª Sinfonia Op. 93 Em Fá Maior
Tal como a 4ª sinfonia a 8ª também sofre do problema de ter sido composta entre duas obras de tal forma marcantes que face a estas parece uma obra menor. Na realidade não poderíamos estar mais longe da verdade. A 8ª sinfonia de Beethoven é ela...
-
De Volta A Mozart - Sinfonia Praga - K 504
Depois das recomendações de ontem hoje voltamos a Mozart. E voltamos para falar das suas sinfonias. Neste tipo de obras há duas composições que me agradam particularmente. A Sinfonia K. 504 também chamada "Praga" dado que embora tenha sido estreada...
Música Clássica